DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
OPMGEO.601 – Metodologias do Ensino da Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: Alternativas teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia; as linguagens para o ensino de Geografia; aprendizagem e proposições metodológicas para a construção de conceitos; metodologias ativas e ensino de Geografia.
OPMGEO.602 – Epistemologia do Ensino de Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: Fundamentos epistemológicos do conhecimento e da pesquisa no ensino de geografia: ciência e produção do conhecimento; conhecimento e pesquisa em geografia; conhecimento e pesquisa em ensino de geografia. As correntes geográficas e o ensino de geografia: pensamento geográfico e sua história; concepções teórico-metodológicas da geografia e seu ensino. As múltiplas racionalidades e o ensino de geografia: a racionalidade técnica e o ensino de geografia: a racionalidade pedagógica e o ensino de geografia. Os conceitos geográficos e a epistemologia da prática: conceitos e categorias da geografia: epistemologia e ensino de geografia no currículo escolar; tendências recentes do pensamento geográfico no ensino.
OPMGEO.796 – Seminários Integrador (2 créditos/30 horas)
Ementa: Atividades que visam oportunizar a formação atualizada e dinâmica do estudante-educador tais como: palestras, participação em eventos, publicações, entre outras atividades definidas pelo colegiado do programa.
OPMGEO.797 – Seminários Projetos (2 créditos/30 horas)
Ementa: Atividades teórico-práticas para a elaboração e planejamento do trabalho de conclusão.
OPMGEO.798 – Elaboração do Trabalho Final I (2 créditos/30 horas)
Ementa: Se por qualquer motivo o(a) estudante necessite cursar mais períodos que os previstos (com aval da Comissão Orientadora e com pedido aprovado pelo Colegiado do Programa), seu vínculo será mantido a partir da matrícula à esta disciplina, em todos os períodos até a conclusão do curso.
OPMGEO.799 – Elaboração do Trabalho Final II (2 créditos/30 horas)
Ementa: Se por qualquer motivo o(a) estudante necessite cursar mais períodos que os previstos (com aval da Comissão Orientadora e com pedido aprovado pelo Colegiado do Programa), seu vínculo será mantido a partir da matrícula à esta disciplina, em todos os períodos até a conclusão do curso.
DISCIPLINAS ELETIVAS
OPMGEO.603 – Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino de Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Conceitos de Educação Geográfica, Geografia Escolar e Ensino de Geografia; Recursos didáticos no ensino de Geografia. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Conceitos e definições; Fontes de recursos didáticos digitais (repositórios virtuais); Ambientes virtuais de aprendizagem; Jogos digitais; Softwares para dispositivos móveis; Tecnologias assistivas. GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Ferramentas de localização; Aplicativos para dispositivos móveis; Usos dos Sistemas de Informações Geográficas no ambiente escolar.
OPMGEO.604 – Representação de Dados Geográficos (4 créditos/60 horas)
Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Representação Espacial. Escalas de Desenho. Conceitos de Cartografia Básica. Tipos de Dados Geográficos. Georeferenciamento de Dados. Estrutura de Dados num SIG. Análise Espacial num Ambiente SIG. Consulta a Banco de Dados. Noções de Sensoriamento Remoto e Integração com o SIG. Produção Cartográfica.
OPMGEO.605 – Pesquisa em Educação (4 créditos/60 horas)
Ementa: Elementos definidores do processo de investigação científica. Características do Conhecimento Científico: Pesquisa: conceito; Tipos de pesquisa; Elementos básicos da pesquisa; Revisão da Literatura. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa: Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa: Pesquisa qualitativa: evolução e desafios; Tipos de pesquisa qualitativa; Métodos e metodologia de pesquisa; Estudo dos elementos constitutivos da pesquisa em educação; Leitura de Relatórios de Pesquisas; Etnografia e observação participante; Pesquisa e Educação Geográfica.
OPMGEO.606 – Percurso histórico da Geografia escolar brasileira (4 créditos/60 horas)
Ementa: As geografias escolares dos viajantes e cartógrafos; A construção de conhecimentos da geografia escolar e da pedagogia da interação homem x meio; Educação e geografia na formação social capitalista: formação, perspectivas republicanas e burguesas da educação e de geografia escolar brasileira; A educação nacional e a geografia pátria; o debate internacional: O que deve ser a geografia; As reformas no mundo da educação e na geografia (LDBEN, PCN ́S, DCN ́S, BNCC); Renovação pedagógica.
OPMGEO.607 – Os campos de pesquisa em Geografia e seus lugares: (re)leituras do espaço social (4 créditos/60 horas)
Ementa: Ciências humanas – conceitos e temas: Sentidos e territórios das Ciências Humanas na Educação Básica; Espaço e tempo: identidades dos sujeitos. Os campos de pesquisa em geografia: A pesquisa como princípio científico e educativo; Os métodos de pesquisar em Geografia. A pesquisa em geografia e a formação de professores: A importância da formação do professor-pesquisador; A importância da formação de alunos- pesquisadores.
OPMGEO.608 – Organização e produção de jogos e de materiais didáticos escolares em Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: Os jogos e os materiais didáticos no ensino de Geografia. Produção de materiais didáticos como competência docente. Múltiplas linguagens e tipos de materiais didáticos. Potencialidade lúdico- pedagógica de jogos e materiais didáticos. Gamificação como estratégia de ensino. TICs como recursos didáticos. Mobile Learning e uso do celular nas aulas de Geografia.
OPMGEO.609 – O trabalho de campo enquanto prática pedagógica verticalizada à análise de sistemas ambientais (4 créditos/60 horas)
Ementa: O trabalho de campo e sua importância no ensino de Geografia. Lócus da atividade de campo na educação como metodologia: construção do conhecimento, discussão de organização e técnicas empregadas; embasamento para a observação, descrição e análise da paisagem; educação básica em trabalho de campo associada à pesquisa – uma proposta integradora.
OPMGEO.610 – O Ensino de Geografia e os temas transversais (4 créditos/60 horas)
Ementa: O ensino de Geografia e os documentos oficiais do sistema educacional brasileiro. Objetivos, habilidades e competências e o ensino de Geografia na educação básica. Os temas transversais: escolhas e estratégias didáticas. Gênero e sexualidade, questões étnico raciais e racismo ambiental.
OPMGEO.611 – Novas tecnologias na educação Geográfica (4 créditos/60 horas)
Ementa: A disciplina oferece uma introdução crítica a teorias e metodologias relevantes ao uso de novas tecnologias aplicadas ao temário geográfico a partir de ambientes de interação individual ou em grupo. O objetivo é ajudar os estudantes a desenvolverem uma consciência crítica acerca do potencial e alcance do aprendizado mediado pela tecnologia com ênfase na construção das competências inerentes à geografia. O curso enfatiza o planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de aquisição do conhecimento mediado pelas tecnologias, com foco sobre o professor/aprendiz como fonte da produção e uso das ferramentas tecnológicas (tradicionais e contemporâneas).
OPMGEO.612 – Métodos de pesquisa aplicados ao ensino de Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: O objetivo desta disciplina é oferecer uma introdução de amplo espectro à pesquisa na ciência geográfica, permitindo aos estudantes desenvolver suas habilidades em reconhecer, descrever e avaliar diferentes tipos, princípios e práticas de pesquisa na geografia e na educação. Além de enfocar a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura críticas, o curso também propiciará experiências práticas com a pesquisa voltada às questões de ensino da geografia de forma a engajar os estudantes na construção de uma reflexão ao mesmo tempo empiricamente embasa e crítica.
OPMGEO.613 – Metrópole, região e novas regionalizações (4 créditos/60 horas)
Ementa: A região como categoria de análise na Geografia. Evolução histórica do conceito de região e dos métodos de regionalização. Concepções recentes da região e novas formas de regionalização. A metrópole nos estudos da Geografia. Formas recentes de compreensão do processo de metropolização. A metrópole e a região, concepções recentes: megarregião, cidade-região global, urbanização difusa, urbanização regional. A situação no Brasil e o caso de Brasília.
OPMGEO.614 – Linguagens e educação geográfica (4 créditos/60 horas)
Ementa: As linguagens na construção do pensamento espacial; características e potencialidades das diferentes linguagens em percursos educativos; experimentações com diferentes linguagens na educação geográfica.
OPMGEO.615 – Geoiconografia e Multimídias (4 créditos/60 horas)
Ementa: Os campos do conhecimento e as denominadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os temas da Fotografia para a ciência geográfica: Fotogeografia e o processo de ensino-aprendizagem; Os elementos fílmicos como elementos de transposição didático-pedagógica; O papel das Multimídias no contexto da educação geográfica.
OPMGEO.616 – Geografia, Educação e Inclusão (4 créditos/60 horas)
Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade. Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva inclusiva. A inclusão a partir das diferenças nas aprendizagens com ênfase na educação de jovens e adultos. A apropriação espacial da escola para construção da autonomia.
OPMGEO.617 – Geografia Física e Ensino (4 créditos/60 horas)
Ementa: A Geografia Física na escola. O meio ambiente e os impactos ambientais como conteúdos pedagógicos. Os principais aspectos geológicos, os climas, a geomorfologia e os solos do Brasil. As grandes bacias hidrográficas e a integração regional. O livro didático de Geografia. Metodologias de ensino de Geografia Física. Relação entre os diferentes aspectos ambientais com a transformação do espaço.
OPMGEO.GEO618 – Geodiversidade e Ensino de Geografia: dimensões pedagógicas, identidade e Geoconservação (4 créditos/60 horas)
Ementa: Uma breve perspectiva histórica das abordagens sobre geodiversidade e geoconservação: do patrimônio geológico à geodiversidade; a geoconservação para além da educação ambiental. Geodiversidade e geoconservação – ferramentas à serviço do debate sobre a indissociabilidade entre a geografia física e geografia humana: a paisagem como recurso verdadeiramente capaz de superar uma das mais antigas dicotomias da ciência geográfica; territórios materiais e imateriais como instrumentos de edificação da identidade. A geoconservação e os múltiplos espaços de construção do saber: as fronteiras entre a educação formal, não formal e informal no contexto da geoconservação; o aluno como multiplicador da valorização da geodiversidade dentro e fora da escola. Ensaios sobre a geodiversidade e geoconservação nas serras de minas gerais em um contexto de prática pedagógicas: a geodiversidade das regiões biogeográficas do Quadrilátero Ferrífero, Serras da Canastra, do Cipó, Caparaó e da Bacia do Rio Doce: rochas, solos, geomorfologia e clima; os territórios e seus sujeitos: aspectos socioculturais e modo de vida; os conflitos em torno dos agentes de construção e apropriação do espaço e suas múltiplas identidades; os espaços do saber: educação formal, agentes comunitários, educação ambiental, unidades de conservação e os espaços invisíveis de construção do saber.
OPMGEO.619 – Formação docente em Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: Formação do professor no brasil: A legislação e a emergência de uma escola na modernidade e suas implicações na formação de professores; As teorias educacionais; Os métodos de ensino; A formação do professor de Geografia: currículo e profissionalização. Currículo e processo didático: As bases curriculares para o ensino básico no Brasil: mudanças e suas implicações; Projeto Político Pedagógico nas escolas: ações e reflexões; Planejamento, execução e avaliação do processo ensino/aprendizagem. O fazer pedagógico em geografia e os instrumentos legais do ensino: O saber e o fazer geográfico; As implicações das legislações para a prática pedagógica; As possibilidades e limites do ensino de geografia na escola básica.
OPMGEO.620 – Estratégias e Práticas de Ensino em Geografia Física (4 créditos/60 horas)
Ementa: Temas e conceitos da Geografia Física. Mudanças ambientais. Metodologias ativas de ensino. Práticas pedagógicas e recursos educacionais: mídias; planejamento e realização de trabalho de campo, experimentos, construção colaborativa dos recursos, utilização de dados, recursos tecnológicos, entre outros.
OPMGEO.621 – Ensino de Geografia e Currículo (4 créditos/60 horas)
Ementa: Os estudos curriculares no campo da educação e do Ensino de Geografia. Epistemologia do conhecimento geográfico na escola. Aproximações e distanciamentos entre currículo escolar e saberes de referência da Geografia. As teorias da transposição e da recontextualização didáticas. Significados e papéis da escola na contemporaneidade. Desigualdades educacionais, diversidade cultural e a questão da justiça escolar. Ensino de Geografia e o conceito de conhecimento poderoso.
OPMGEO.622 – Ensino das temáticas físico-naturais na Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: Geografia física: paradigmas científico-filosóficos. Geografia física, práticas curriculares e formação de professores. Relação entre o conteúdo e a didática no ensino das temáticas físico- naturais. As temáticas físico-naturais nos livros didáticos de geografia: avaliações, contextos e explorações. As categorias de análise geográfica no ensino das temáticas físico-naturais. Sequências, metodologias e recursos didáticos para o ensino das temáticas físico-naturais.
OPMGEO.623 – Educação ambiental e sustentabilidade (4 créditos/60 horas)
Ementa: Crises e paradigmas na transformação da natureza na modernidade: Crise civilizatória e as heranças da modernidade; O papel da natureza no modo de produção capitalista; Ordem, desordem e alternativas de sustentabilidade na Educação Ambiental do Séc. XXI. Bases filosóficas para uma educação ambiental crítica: Origens e contribuições da Ecologia Profunda para o pensamento ambiental; A inserção do pensamento sistêmico na Educação Ambiental crítica; A dimensão política da educação ambiental e os discursos do desenvolvimento. Do discurso à práxis: os desafios para a construção de uma educação ambiental transformadora: A Educação Ambiental vista por fora: documentos, políticas e tendências atuais da Educação Ambiental; Princípios para a construção da sustentabilidade no território; A Educação Ambiental vista por dentro: o desenvolvimento de competências para o exercício de uma cidadania ambiental.
OPMGEO.624 – Educação do campo: conceitos e princípios (4 créditos/60 horas)
Ementa: A história da educação do campo: A Educação Rural no Brasil; Paradigma da Educação do Campo e o papel dos movimentos sociais. Diretrizes operacionais da educação básica do campo: Contextualização no cenário da educação do campo; Caracterização, concepções e princípios da educação do campo. Concepção de educação do campo no brasil: A abordagem da educação do campo nos movimentos sociais; A abordagem do Estado para a educação do campo. Educação do campo e ensino de geografia: A Geografia do campo brasileiro; Geografia, movimentos sociais e luta pela terra; Perspectivas do ensino de Geografia na Educação do Campo.
OPMGEO.625 – Análise e Produção de Material Didático em Geografia (4 créditos/60 horas)
Ementa: Desenvolvimento de projetos de materiais didáticos voltados para aplicação de atividades educativas em Geografia, como: maquetes, fotografias, vídeos, equipamentos e utensílios que facilitem o processo didático-pedagógico da área de Geografia, textos didáticos e jogos no meio analógico e digital, voltados para o ensino fundamental e médio; novas tecnologias educacionais.